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Expandir cuidados e educação na primeira infância

Fonte: Maria Amélia Vampré XavierEXPANDIR CUIDADOS E EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA(GOAL 1 – expand early childhood care and education)U N E S C Owww.unesco.orgTexto traduzido do inglês e digitado em São Paulo, por Maria Amélia Vampré Xavier, da Rede de Informações Área Deficiências e Projeto Futuridade, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo; Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais); Rebrates, SP; Carpe Diem, SP; Sorri Brasil, SP; Inclusion InterAmericana e Inclusion International em 16 de setembro, 2009.Como já mencionamos anteriormente, a questão da educação de maneira geral vem chamando com ênfase a atenção de todos os governos, especialmente dos países em desenvolvimento, às voltas com o mundo turbulento em que vivemos, com crises financeiras importantíssimas, que derrubam instituições financeiras poderosas nos mais adiantados países do mundo.Tudo isso acaba resultando que nós, países emergentes, tenhamos de tomar posições políticas relevantes e modificar nosso modo de governar para colocar a educação como um dos alicerces do desenvolvimento sustentado que tanto aspiramos ter, e que teremos certamente pois não nos faltam inteligência e criatividade para criar soluções engenhosas para poderosos conflitos, hoje de âmbito global.Temos utilizado informações coletadas pela UNESCO, por ela estudadas e refletidas, na certeza de que nossos modestos emails podem e devem transmitir conhecimentos e informações a todos os níveis de nosso povo, desde as camadas mais desprivilegiadas até a pequena mas poderosa elite que no Brasil é responsável por uma enorme injustiça social, ou seja, esses poucos brasileiros ricos constituem uma casta que se atribui todos os privilégios e pouco se importa com a grande parte da população que não é beneficiada por educação de valor. Ainda – porque estamos progredindo também nisso...A educação deve começar no dia em que a criança nasce, há os seres de espírito poético, espiritualista, que dizem que a educação de uma criança começa no útero. Mas, já ficaremos contentes se a educação começar de fato para nossos filhos e netos quando começarem a viver fora do ventre materno.Todos no Brasil temos muito que escrever, pensar, discutir a respeito de educação de qualquer nível mas hoje ficaremos apenas com estas observações que a UNESCO colocou em seu site A meta de expandir cuidados e educação a crianças na primeira infância indica:A meta pede que haja mais e melhores possibilidades de apoiar crianças pequenas, e suas famílias e comunidades, em todas as áreas onde a criança está crescendo – fisicamente, emocionalmente, socialmente e intelectualmente. Também coloca ênfase especial em crianças que sofrem desvantagens ou que são particularmente vulneráveis, por exemplo, as que vivem em condições de pobreza, órfãs da AIDS, crianças de zonas rurais ou que pertencem às minorias e em algumas situações tendo meninas como foco principal.Num Contexto MundialDisparidades globais importantes em serviços prestados continuam a dividir as crianças mais ricas e mais pobres do mundo. Em 2006 o índice bruto de matrículas no pré-primário era em média 79 por cento em países desenvolvidos e 36 por cento em países em desenvolvimento, chegando bem abaixo por volta de 14 por cento na África – Sub-Saara. As disparidades globais são refletidas em amplas lacunas dentro de países, especialmente entre as crianças mais pobres e as mais ricas. (Relatório de Monitoração Global – EFA 2009).Vamos prestar atenção minha gente, há em todos os estudos mundiais que conhecemos bastante ênfase colocada na desigualdade social entre ricos e pobres, uma característica de todo o planeta que cria muitas dificuldades para crianças com poucos recursos financeiros, cuja luta pela educação que é um DIREITO de todos se torna muito mais áspera.Traduzido do inglês e digitado em S.Paulo por Maria Amélia Vampré Xavier, da Rede de Informações Área Deficiências e Projeto Futuridade, Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais) e entidades parceiras em 16 de setembro, 2009

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