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Educação é um direito humano fundamentoal

Fonte: Maria Amélia Vampré XavierEDUCAÇÃO É UM DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL (EDUCATION IS A FUNDAMNTAL HUMAN RIGHT) UNESCO captado na Internet: http:www.idddconsortium.net/joomla/index.php/inclusive-educationTexto traduzido do inglês e digitado em São Paulo, por Maria Amelia Vampré Xavier, da Rede de Informações Área Deficiências e Projeto Futuridade, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo; Rebrates SP; Carpe Diem, SP; Sorriso Brasil, SP; Fenapaes, Brasil (Diretoria para Assuntos Internacionais); Inclusion InterAmericana e Inclusion International em 7 de setembro, 2009.Os desafios da educação constituem um tema recorrente em nosso país. Com certeza todos os países entre os avançados, os emergentes e os ainda em estágio bem atrasado têm a mesma preocupação, uma vez que sabemos que o desenvolvimento e o progresso sustentado de um país tem como alicerces educação de qualidade que inclua todos os cidadãos e durante toda a vida.Temos feito progressos no Brasil, sim, mas falta muita coisa para termos um padrão de ensino não apenas aceitável mas exemplar. Muitas polêmicas se farão, os defensores da educação inclusiva ( que embora não pareça somos todos nós) continuaremos a lutar por serviços complementares que possam satisfazer as necessidades educacionais de muitas crianças, alunos com deficiências. Daí voltarmos ao assunto mais uma vez, reproduzindo texto que captamos das Nações Unidas – Unesco: A educação é um direito humano fundamental; um direito que é negado a mais de 70 milhões de crianças e cerca de 800 milhões de adultos. Dos 70 milhões de crianças que estão fora da escola, um terço se compõe de crianças com deficiências.A educação para todos é possível de alcançar; contudo, para que estas metas sejam atingidas, entre outras, é preciso destacar serviços educacionais para todos os alunos, inclusive alunos com deficiências.De acordo com a UNESCO, a educação inclusive apóia-se em três coisas:- a presença física dos alunos dentro do sistema escolar da corrente maior da sociedade;- a participação – plena e ativa – desses estudantes dentro da vida escolar.- alcançar o padrão mais alto de que sejam capazes mediante o desenvolvimento de habilidades novasUm fato importante para a inclusão de alunos com deficiências no sistema educacional é através do enfrentamento de atitudes e habilidades de professores. Ter como foco treinamento centrado na criança pode encorajar os professores a terem condições de enfrentar e apoiar as necessidades individuais dos alunos.A Meta ou Objetivo 2 das Metas de Desenvolvimento do Milênio tem como objetivo alcançar educação primária universal, e essa meta juntamente com a educação para todos é possível alcançar somente se houver a inclusão de alunos com deficiências.(copyright@2009 IDDC. Site built by Chris@FOUNDdesign

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