A proposta desta revista surgiu a partir da demanda de pessoas em situação de deficiência, que desejavam publicar artigos no site do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG). Foram, no entanto, identificadas muitas dificuldades na publicação desses artigos, principalmente em decorrência da necessidade de atender às normas de escrita. Esta experiência provocou uma reflexão da equipe do IEP/MG acerca da melhor forma de incluir as pessoas em situação de deficiência na produção de conhecimento. Apesar da escrita ser a maneira mais conhecida no meio acadêmico, ela não é a única forma de produção de conhecimento. A comunicação oral e por imagens já vem sendo utilizada largamente na apresentação de trabalhos em congressos, conferências e outros eventos acadêmicos. A partir dessas reflexões, foi estabelecida uma nova forma de publicação, que atenderia melhor aos anseios de participação desse público: uma revista com artigos orais, gravados em vídeos.
De acordo com o historiador Joan de Alcázar Garrido, o uso de fontes orais nos permite aprofundar na história de grupos sociais que, por diversos motivos, foram marginalizados ou excluídos das fontes documentais escritas. As fontes orais também possibilitam a percepção do processo histórico, feita por indivíduos concretos.
Nesta perspectiva, são as autoras e autores que fazem a reflexão sobre o tema, discorrendo sobre as questões que julgam relevantes em suas trajetórias. A partir disso, delimitam a temática do artigo.
Os artigos orais da revista seguem a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento do tema e considerações finais.
Na introdução, as autoras e autores se apresentam e colocam a temática que será abordada no artigo, sempre a partir de suas trajetórias de vida. Nesta parte, apresentam informações que ajudam as espectadoras e espectadores a entenderem o contexto em que vivem.
No desenvolvimento, a temática é aprofundada, com base nas vivências e perspectivas de cada autor ou autora. Nesta parte, estes apresentam detalhes sobre episódios de suas vidas, que servem de base para as reflexões sobre o tema desenvolvido.
Por fim, nas considerações finais, as autoras e autores apresentam uma breve conclusão do artigo, fazendo um balanço sobre a temática com base no que viveram e mostrando como suas experiências contribuíram para serem quem são hoje.
Os vídeos serão gravados nas dependências do IEP-MG, com apoio dos editores executivos. Os artigos serão editados pela equipe de produção audiovisual, que irá incluir legendas e as janelas em Libras.