Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Histórico

História

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG)

 

Estimulados pela iniciativa carioca, a primeira Apae mineira surgiu no ano de 1956, na cidade de São Lourenço.

Em Minas Gerais, essa iniciativa teve como grande estimuladora a Professora Helena Antipoff que, apesar de ter criado e já existirem as Pestalozzis congregando apenas profissionais, também comungava com a idéia de que somente um movimento social genuíno de pais e amigos teria fôlego e força para influenciar os governos e sociedade.

Assim, na década de 60 foram fundadas as Apaes Mineiras, principalmente nas regiões Sul e Triângulo, ampliando-se nas décadas seguintes a criação de novas Apaes nos municípios dessas regiões. Concomitantemente, observa-se o surgimento de outras nas regiões Central, Zona da Mata, Noroeste e Rio Doce.

O que não se imaginava, entretanto, que dali o movimento se espalhasse para todo o Estado, atingindo mais de 400 municípios mineiros. Apenas 30 anos mais tarde é que se deu a criação de uma Federação que congregasse todas as Apaes do Estado, a exemplo da então existente Federação Nacional das Apaes.

A fundação de uma Federação, naquele momento, tinha como iniciativa uma inovação trazida pelo Estatuto da Federação Nacional das Apaes, o qual determinava que o Estado que contasse com mais de 5 Apaes poderia criar sua própria Federação.

Diante disso, um grupo conduzido por Paulo Campos Guimarães, Professora Alayde de Souza Melo Tibo, Padre Luís Zver e Eduardo Barbosa criaram a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, tendo como primeiro presidente Eduardo Barbosa, cargo, esse, posteriormente ocupado por Luíza Pinto Coelho, Sérgio Sampaio Bezerra e, atualmente, por Jarbas Feldner de Barros.

Foi assim que, no dia 11 de setembro de 1992, em assembleia, quando já se contava com aproximadamente 130 Apaes espalhadas por todo Estado Mineiro, foi fundada a  Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, que congrega aproximadamente 450 Apaes Mineiras, distribuídas geograficamente no Estado em 36 Conselhos Regionais.

Sua primeira sede foi na cidade de Pará de Minas e, apoiada pela Apae daquela cidade, passou a criar uma identidade única, favorecendo estratégias para conquistas e enfrentamento de desafios.

As Apaes Mineiras foram e são pioneiras em várias iniciativas. Há mais de 20 anos constituem a maior rede Apaeana do Brasil, buscando incessantemente não apenas a defesa de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, mas, principalmente, a qualidade técnica dos serviços que são a elas prestados em nossas entidades.

Já nos seus primeiros anos de existência, em meados dos anos 90, a Federação das Apaes Mineiras investiu no desenvolvimento técnico dos profissionais atuantes nas entidades, implantando inicialmente, como metodologia de trabalho, a utilização dos manuais do Projeto Águia, com o objetivo de dotar todo o Movimento Apaeano Mineiro de instrumentos gerenciais visando facilitar o processo administrativo das Apaes.

Desde sua fundação, a Federação das Apaes do Estado priorizou a realização dos eventos estaduais, tais como Olimpíadas das Apaes, Festival Nossa Arte e Congresso Estadual, realizados alternadamente todos os anos, contando com a participação de pessoas com deficiência, famílias e profissionais das Apaes, representando as mais diversas regiões do país.

Com a vinda da instituição da cidade de Pará de Minas para Belo Horizonte, a Federação de Minas ganhou, em 2009, maior visibilidade, passando a ser referência entre os órgãos públicos e privados em relação às parcerias firmadas que beneficiaram as Apaes Mineiras. 

Endereço:
Rua dos Timbiras, nº 2072, SL 607/608 • Belo Horizonte • MG
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(31) 32916558