Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

II Colóquio Internacional sobre Emprego Apoiado reúne mais de 100 pessoas em Pará de Minas

Nos últimos dias 01 e 02 de junho, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa da UNIAPAE-MG e com o apoio da Apae de Pará de Minas, realizou o II Colóquio Internacional sobre Emprego Apoiado

Nos últimos dias 01 e 02 de junho, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa da UNIAPAE-MG e com o apoio da Apae de Pará de Minas, realizou o II Colóquio Internacional sobre Emprego Apoiado. Cerca de 130 pessoas, entre profissionais de Apaes, famílias de pessoas com deficiência, palestrantes e demais interessados no tema participaram do encontro, que discutiu a aplicação da metodologia Emprego Apoiado na inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado formal de trabalho.

A cidade de Pará de Minas sediou o evento, uma vez que na cidade há um número expressivo de empresas que incluem a pessoa com deficiência intelectual por meio do trabalho. Para a Conselheira Regional das Apaes Centro Oeste II, Marli Duarte, “A Apae de Pará de Minas é pioneira na inclusão dessa pessoa no mercado de trabalho com quase 80 pessoas com deficiência intelectual incluídas, o que é muito significativo para um município de médio porte.”.

O primeiro dia de evento, na quinta-feira, contou com as boas-vindas da Presidente da Apae Pará de Minas, Silvia Lima, do Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa e da Autodefensora da Apae anfitriã, Brenda Suelen. A animação e talento do grupo de percussão da Apae, UBUNTU, contagiou a plateia com o número “Ritmos do Tambor”. E, dando início às discussões do II Colóquio, a Palestra “O Sentido do Trabalho Para a Pessoa com Deficiência Intelectual: O Caso do Município de Pará de Minas – MG”, tema da tese de doutorado do palestrante, o vice-presidente da Apae Pará de Minas, Sérgio Sampaio.

No segundo dia, a programação estava repleta de mesas e debates sobre o tema central. Palestrantes da Argentina, Chile e Portugal apresentaram ao público o panorama da inclusão nesses países. Além deles, profissionais das Apaes de Pedro Leopoldo, Pará de Minas e Belo Horizonte, mostraram suas experiências práticas nas entidades com a aplicação de instrumentos do Emprego Apoiado, por meio da cartilha que foi elaborada a partir das discussões do I Colóquio e de câmaras técnicas da Feapaes-MG, e que foi distribuída para os participantes do encontro. Para fechar o evento, a Doutora em Administração pela UFMG e Professora do Departamento de Psicologia da UFSJ, Maria Nivalda de Carvalho, falou aos presentes sobre os dados da inclusão da pessoa com deficiência no Brasil.

Para o palestrante Jesus Carlos Delgado Garcia, que é coordenador de projetos e pesquisador principal do Instituto de Tecnologia Social (ITSBRASIL) e também falou sobre O Emprego Apoiado no Brasil, a realização de discussões acerca dessa metodologia é essencial, uma vez que “[...] o Emprego Apoiado faz parte do direito ao trabalho, para aquelas pessoas que pelos próprios meios não conseguem um emprego e precisam de apoio”.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS!

II Colóquio Internacional sobre Emprego Apoiado na mídia:

http://www.grnews.com.br/02062017/para-de-minas/especialistas-de-quatro-paises-discutem-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-no-mercado-de-trabalho

http://www.tvitv.com.br/noticia/para-de-minas-sedia-evento-estadual-da-apae

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Feapaes-MG

Endereço:
Rua Bueno Brandão, 14. • Belo Horizonte • MG
E-mail:
federacao@apaemg.org.br
Telefone:
(31) 32916558