Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Feapaes-MG e IEP Uniapae-MG participam de inaugurações e promovem capacitação na Apae de Montes Claros

Apae inaugurou três projetos e recebeu Apaes da região para capacitação com a equipe da Feapaes-MG/IEP Uniapae-MG.

Nesta semana, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) e o Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG Darci Barbosa (IEP Uniapae-MG), representados pelo Presidente da Feapaes-MG, Prof. Jarbas Feldner de Barros, a Procuradora Jurídica, Maria Tereza Cunha, e pelas Consultoras Técnicas Bruna Morato e Juanita Pimenta, estiveram na Apae de Montes Claros, pertencente ao Conselho Regional Norte I.

Na terça-feira, 28, o Presidente, Prof. Jarbas, participou das solenidades de inauguração do Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência Intelectual, do Refeitório e do Projeto de Combate ao Incêndio da entidade montes-clarense. Segundo a Presidente da Apae e Conselheira Regional Norte I, Eliete Veloso, a execução dos três projetos foi viabilizada por meio de repasse do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e contribuições espontâneas, desde 2014, da população da cidade.

Sobre as inaugurações e doações da comunidade, Prof. Jarbas ressaltou a importância da transparência quanto ao trabalho que está sendo executado pela Apae. “Para nós é muito importante que a comunidade veja o que fazemos, como os recursos estão sendo aplicados, e quais são os resultados e o impacto na vida das pessoas com deficiência”, disse.

E ontem, 29, com a chegada da Procuradora Jurídica e das Consultoras Técnicas, foi realizada uma capacitação com o objetivo de repassar orientações aos Conselhos Norte I, Norte II e Médio São Francisco sobre as diretrizes da Feapaes-MG. Estavam presentes representantes de 20 Apaes e entidades filiadas à Federação. São elas: Bocaiúva, Bonito de Minas, Buritizeiro, Cônego Marinho, Francisco Sá, Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Januária, Jequitaí, Manga, Mirabela, Monte Azul, Montes Claros, Centro Pedagógico Capelo Gaivota (Montes Claros), Fundação Educacional Clarice Albuquerque (Montes Claros), Olhos D’Água, Pirapora, Porteirinha e Riacho dos Machados.

Para Maria Tereza Cunha, que falou sobre as questões jurídicas pertinentes às Apaes durante a Capacitação, o encontro foi de grande valia para a promoção de melhorias na gestão das entidades. “As Apaes puderam sanar dúvidas referentes à organização jurídica e ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, cujo estudo é fundamental para o funcionamento das entidades”, afirmou.

Além da parte jurídica conduzida por Maria Tereza, as Consultoras do IEP Uniapae-MG, Bruna Morato e Juanita Pimenta, falaram sobre a organização dos serviços de Assistência Social e Educação nas Apaes mineiras.

Endereço:
Rua dos Timbiras, nº 2072, SL 607/608 • Belo Horizonte • MG
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(31) 32916558