Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Feapaes-MG e Apae BH se reúnem com nova Secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá

Reunião teve como objetivo apresentar o trabalho das Apaes e da Federação à Secretária e sua equipe, para serem articuladas estratégias e ações em prol das entidades.
Primeira reunião do dia, na Apae de Belo Horizonte.
Encontro contou com a presença dos gestores da Apae BH e da Feapaes-MG.
Além da Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, participaram a Subsecretária de Assistência Social, Janaína Reis; a Chefe de Gabinete, Gabriela Gervason; o Subsecretário de Direitos Humanos, Thiago Horta.
Elizabeth Jucá debateu com Eduardo Barbosa acerca do atraso dos repasses de recursos do Governo de Minas ao Programa Casa Lar.
O Prof. Jarbas Feldner de Barros, Presidente da Feapaes-MG, falou sobre a atuação da Federação no estado.
Ao término da reunião, a equipe da SEDESE foi conhecer a estrutura da Apae Belo Horizonte.
Eles puderam conhecer na prática o trabalho das Apaes, especialmente por meio do Centro Dia e das Casas Lares.
Elizabeth Jucá pôde conhecer duas Casas Lares mantidas pela Apae BH em parceria com o Governo de Minas.
A equipe da SEDESE conheceu os moradores da Casa Lar, que puderam fazer suas reivindicações.
A Secretária ouviu a história de uma das moradoras, a Conceição (Sãozinha).
Sãozinha já foi membro do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência.
Depois da visita à Apae e às Casas Lares, eles foram até à sede da Feapaes-MG.
Lá, conheceram a equipe técnica que atende as Apaes mineiras e as representa perante o estado.
O Superintendente do IEP Uniapae-MG, Sérgio Sampaio, apresentou o trabalho desenvolvido.
Reunião foi finalizada após um longo dia de conversa e alinhamento de estratégias e ações.

Nesta sexta-feira, 08 de março, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) e a Apae de Belo Horizonte receberam a visita da Secretária de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Elizabeth Jucá. Com o objetivo de promover o intercâmbio de informações e a articulação de estratégias entre a nova gestão da Secretaria e as Apaes mineiras, a Secretária se reuniu com o Presidente da Feapaes-MG, Prof. Jarbas Feldner de Barros, o Superintendente Voluntário, Eduardo Barbosa, e a Diretora Financeira e Presidente da Apae BH, Judith Magalhães.

No primeiro momento, a reunião aconteceu na sede da Apae Belo Horizonte, onde a Secretária pôde conhecer na prática o trabalho realizado, especialmente na área de Assistência Social, por meio do Centro Dia e das Casas Lares.

Em visita a duas (02) das oito (08) Casas Lares mantidas pela Apae BH em parceria firmada com o Governo de Minas, Elizabeth Jucá conheceu a estrutura e os moradores - pessoas com deficiência egressas da extinta Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM). Nesse momento, o Prof. Jarbas Feldner e Eduardo Barbosa levantaram a questão dos atrasos de repasses da gestão anterior do Governo do Estado às Casas Lares, quando a Secretária declarou que este é um dos temas que serão discutidos com o atual Secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, na próxima segunda-feira (11).

Também estiveram presentes a Subsecretária de Assistência Social, Janaína Reis; a Chefe de Gabinete, Gabriela Gervason; o Subsecretário de Direitos Humanos, Thiago Horta; o Superintendente Geral da Apae BH, Valter Macedo; a Gestora de Ações Integradas da Apae, Patrícia Valadares; a Gestora de Assistência Social da Apae, Mayra Camilo; e Alina Braga, Gerente do Programa Casa Lar, também da Apae de Belo Horizonte.

Secretária conhece sede e trabalho executado pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais

Após a visita à Apae e às Casas Lares, a Secretária de Desenvolvimento Social, bem como a equipe que a acompanhava, foram conhecer a sede da Feapaes-MG e do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG Darci Barbosa (IEP Uniapae-MG). Lá, eles foram apresentados à equipe técnica responsável por prestar assessoramento às Apaes mineiras nas áreas Jurídica, de Assistência Social, Educação e Saúde.

O Superintendente do IEP Uniapae-MG, Sérgio Sampaio Bezerra, e a Consultora Técnica, Juanita Pimenta, apresentaram à Elizabeth Jucá e sua equipe os dados referentes aos atendimentos nas Apaes do estado, com foco no Centro Dia, unidade da Apae que oferta o serviço de proteção social especial para pessoa com deficiência que já cumpriu o percurso escolar e está em processo de envelhecimento, e suas famílias.

 

Endereço:
Rua dos Timbiras, nº 2072, SL 607/608 • Belo Horizonte • MG
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(31) 32916558