Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Quase 1700 integrantes de Apaes mineiras participam de encontro em Belo Horizonte

No início da semana, 132 Apaes de Minas Gerais estiveram representadas no encontro “Família Apaena: Sua História, Sua Mística e Seu Futuro”.

Quase 1700 integrantes de Apaes mineiras participam de encontro em Belo Horizonte

No início da semana, 132 Apaes de Minas Gerais estiveram representadas no encontro “Família Apaena: Sua História, Sua Mística e Seu Futuro”.​

Na última segunda-feira, 18, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), promoveu o encontro “Família Apaeana: Sua História, Sua Mística e Seu Futuro”. Com o objetivo de fortalecer o Movimento Apaeano e motivar as pessoas que o compõem (profissionais, pessoas com deficiência, suas famílias e amigos). O encontro aconteceu no Minascentro, na capital mineira, e contou com várias intervenções teatrais, musicais, além da emoção e alegria dos presentes.

O responsável por conduzir o evento foi o Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, ao lado da personagem D. Cotinha, que representava uma das fundadoras do Movimento Apaeano em Minas Gerais – interpretada pela Consultora Técnica da Feapaes-MG e Atriz, Bruna Campos. Eles falaram sobre a integração e a atualização do Movimento Apaeano, a partir da história de luta pelos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla do Movimento e dos desafios que estão por vir, de forma lúdica e alegre.

Por vezes, os dois foram interrompidos por pessoas da plateia. Algumas das intervenções foram espontâneas, e outras foram encenadas por mães do Coletivo de Mulheres da Apae de Belo Horizonte, que abrilhantaram ainda mais o evento levantando discussões acerca da inclusão da pessoa com deficiência. Um dos momentos mais marcantes foi protagonizado pelo Autodefensor Regional da Apae de Ibiá, Douglas Volsi Rodrigues, que emocionou a plateia com seu depoimento espontâneo sobre a importância da Família Apaeana em sua vida.

O evento também contou com as belíssimas apresentações do Coral da Apae de Belo Horizonte, Vozes da Apae, que interpretou o Hino Nacional e o Hino das Apaes; do grupo de percussão também da Apae BH, Apaetucada, que recepcionou o público; de D. Elma Barbosa, que cantou uma composição própria em homenagem às vítimas do acidente que acometeu a equipe da Feapaes-MG em julho deste ano; e, fechando com chave de ouro, o cantor mineiro Tom Nascimento fez o público subir ao palco com sua apresentação animada de canções autorais e releituras de artistas nacionais de renome, como Lenine e Raul Seixas.

Veja abaixo alguns dos depoimentos de profissionais das Apaes sobre o encontro:

Neila, Apae de Mantena:

A Apae de Mantena parabeniza todos pelo empenho na brilhante realização do encontro da Família Apaeana. Foi gratificante participar deste momento. Dr. Eduardo é um exemplo de força, fé e amor ao próximo. Seu amor é contagiante. Ouvi-lo fortalece e revigora as energias... Aumenta o comprometimento para continuar a luta na causa que abraçamos. Ou a gente se une, ou a gente se extingue.  Foi maravilhoso...

Aparecida, Apae de Ibiá:

A Apae de Ibiá agradece e parabeniza a organização do Evento. Foi um encontro que ficará marcado para nós.

Maria Célia, Apae de Leopoldina:

Parabéns pela organização. O encontro foi maravilhoso. Dr Eduardo é exemplo para o movimento. Tenho orgulho de fazer parte desta família.

Michelle, Apae de Tocantins:

Agradeço a bênção e a dádiva enorme que é poder compartilhar este Evento de hoje, dia 18 de setembro, da Família Apaeana com pessoas maravilhosas que tenho. Ouvir Dr. Eduardo Barbosa falar, é para mim, uma fonte de energia muito grande, pois, ele fala com amor e fala de amor ao próximo. Com ele aprendi a abraçar esta causa com muita garra. E assim, acabamos encontrando amigos nesta grande Família. Obrigada Família Apaeana por me ensinar o que é amor ao próximo!

Camila, Apae de Betim:

Tudo muito lindo, organizado, emocionante e significativo. Por vários momentos me emocionei e senti muito orgulho de fazer parte deste Movimento! Parabéns a todos envolvidos na organização, porque um encontro assim exige mais que dedicação, exige amor e comprometimento.

Marcus, Apae de Sarzedo:

Parabéns a Federação, que encontro diferente e mais do que emocionante. Foi único! "Ou a gente se une, ou se extingue!".

Clarissa, Conselheira Regional Médio São Francisco:

Este evento me fez refletir a existência de nosso Movimento Apaeano e repensar o que faço a cada dia inserida nele! Dr. Eduardo, Sérgio, Ronildo e Maria Tereza (em recuperação na cadeira de rodas), eles que mais precisam de apoio e atenção, estavam lá firmes e transmitindo uma lição de vida, de União, nos acolhendo, nos fortalecendo como Movimento! Numa verdadeira lição de amor e altruísmo! Gratidão é o que sinto!

A Feapaes-MG agradece todas as manifestações tão positivas sobre o encontro, a presença de todos e o apoio da Apae de Belo Horizonte, bem como de todos os fornecedores do evento.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos do encontro “Família Apaeana: Sua História, Sua Mística e Seu Futuro”.

Endereço:
Rua Bueno Brandão, 14. • Belo Horizonte • MG
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(31) 32916558