Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Com palestrantes de renome internacional, XIV Congresso da Rede Mineira das Apaes será realizado em Belo Horizonte

Evento tem como objetivo o debate sobre a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, e acontecerá no final de outubro na capital mineira.

Na última segunda-feira, 27, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) e o Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG Darci Barbosa (IEP Uniapae-MG) abriram a inscrições para a XIV edição do Congresso da Rede Mineira das Apaes. Com o objetivo de colocar em debate a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, o Congresso será realizado entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro de 2019, em Belo Horizonte – MG.

Para este ano, o tema escolhido para nortear as Conferências, Colóquios e Workshops do Congresso, é: “Qualidade de Vida e Deficiência Intelectual: Políticas, Processos e Práticas”. Nesse contexto, a Comissão Científica do evento elaborou uma programação rica e bastante dinâmica, que conta com palestras de profissionais de renome nacional e internacional, nas áreas da Assistência Social, Educação, Gestão de Organizações da Sociedade Civil e Saúde.

Alguns dos nomes já confirmados reforçam a relevância do Congresso da Rede Mineira das Apaes não só para os profissionais que compõem a Rede, mas para todos que têm interesse em se aperfeiçoar nas temáticas a serem debatidas. São profissionais e pesquisadores em deficiência, como o Prof. Dr. James R. Thompson, da University of Kansas (Estados Unidos); a Prof. Dra. Erika Parlato-Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG e da Université Paris Diderot (França); o Prof. Dr. Carlos Veiga, da Universidade do Minho (Portugal); a Prof. Dra. Luísa Martins Fernandes, também da Universidade do Minho, entre muitos outros.

Além da participação como ouvinte, também é possível submeter trabalhos em 05 diferentes eixos temáticos. São eles: 1. Boas Práticas nos Centros Especializados em Reabilitação (CER); 2. Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (PcDIM) na Perspectiva da Saúde; 3. Trabalho Social com a PcDIM; 4. Processos Educacionais para a PcDIM; 5. Gestão de Organizações da Sociedade Civil.

Para o Superintendente do IEP Uniapae-MG, Prof. Dr. Sérgio Sampaio Bezerra, a participação no Congresso é “[...] uma forma de aperfeiçoamento única e direcionada à melhor execução do trabalho em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla”.

O Congresso da Rede Mineira das Apaes é realizado concomitantemente ao Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família, que chega a sua 4ª Edição. O evento conta com programação específica para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e famílias das Apaes de Minas Gerais, previamente inscritas. Neste ano, o Fórum abordará o tema “A Construção da Cidadania da Pessoa com Deficiência Intelectual no Brasil”. São esperadas 1000 pessoas para o Congresso e o Fórum deste ano.

Serviço:

XIV Congresso da Rede Mineira das Apaes e IV Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família

Data: 31/10/2019 a 02/11/2019

Local: Dayrell Hotel & Centro de Convenções (Rua Espírito Santo, 901, Centro, Belo Horizonte – MG)

Inscrições:

 

A programação do evento, bem como as informações sobre submissão de trabalhos, encontram-se no link acima.

Endereço:
Rua dos Timbiras, nº 2072, SL 607/608 • Belo Horizonte • MG
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(31) 32916558