Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Apae Montes Claros simula votação em urna eletrônica com os usuários

Os assistidos receberam orientações sobre as eleições e aprenderam na prática como funciona o voto.

Os usuários da Apae de Montes Claros participaram, no último dia 20, de uma aula diferente. Os assistidos receberam orientações sobre as eleições e aprenderam na prática como funciona o voto. A ação faz parte do serviço de Assistência Social, visando incentivar a cidadania dos usuários, e teve o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que simulou a cabine de votação, com uso de uma urna eletrônica.  É a primeira vez que uma Apae realiza esse tipo de treinamento na região.

Para o psicólogo da Apae, Ernane Maciel, é importante tratar do assunto com os usuários, e as informações atualizadas são fundamentais para o processo de crescimento das pessoas com deficiência intelectual. "Nós temos a Escola de Autodefensores que atende 10 usuários, e no qual trabalhamos no sentido do seu entendimento enquanto cidadãos, da busca pela garantia dos seus direitos", ressalta.

Felipe Gonçalves Costa, de 26 anos, tem deficiência intelectual, porém, não deixa de exercer o direito do voto, que ele considera ser de todos. “É importante votar, porque é um direito das pessoas. Todos que estão presentes aqui têm o direito de votar”, comenta.

Felipe tem autonomia e pode votar sozinho, mas alguns estudantes precisam de um familiar ou tutor na hora de votar. A profissional da Apae Ester de Oliveira comenta que independente da limitação, a pessoa com deficiência também tem condições de exercer o direito de cidadão. “Da mesma forma de qualquer eleitor, a única diferença é que ele pode ter acompanhante do lado”, afirma.

Reportagem TV Globo: https://globoplay.globo.com/v/7033098/programa/

Endereço:
Rua dos Timbiras, nº 2072, SL 607/608 • Belo Horizonte • MG
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(31) 32916558