Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Apae de Juiz de Fora inaugura Centro Dia Referência para Pessoa com Deficiência Intelectual

Evento aconteceu na última sexta-feira, 03, com a presença da equipe da Feapaes-MG.

Na última sexta-feira, 03 de março, foi inaugurado o Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência Intelectual e sua Família da Apae de Juiz de Fora. A inauguração é resultado do empenho da equipe da Apae e da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), que atua como interventora na entidade desde o primeiro semestre de 2017.  

Além da equipe da Apae, da Interventora nomeada pela Feapaes-MG, Helena Belo, da Conselheira Regional Zona da Mata I, Valdênia Gomides, e de autoridades da cidade, participaram do evento o Conselheiro Consultivo da Feapaes-MG e Deputado Federal, Eduardo Barbosa, o Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG (IEP UNIAPAE-MG), Sérgio Sampaio Bezerra, a Coordenadora da Unidade Apae Consultoria do IEP UNIAPAE-MG, Natália Fioravante, a Consultora da Unidade Apae Consultoria (Assistência Social), Maria Juanita Godinho, e a Consultora da Unidade Apae Consultoria (Educação), Bruna Morato.

Foram homenageadas durante o evento as saudosas colegas Cleusa Borges, Darci Barbosa, Júnia Ângela, Kamilla Israel e Luiza Costa, que trabalharam ativamente na reestruturação dos serviços da Apae de Juiz de Fora em prol da pessoa com deficiência.

Hoje, a Apae de Juiz de Fora atende 168 pessoas com deficiência e suas famílias por meio Serviço de Proteção Social Especial Centro Dia.

A equipe da Feapaes-MG parabeniza todos os envolvidos nesta conquista para a cidade e região de Juiz de Fora, e especialmente para a qualidade de vida da pessoa com deficiência.

Centro Dia

O Centro Dia é uma unidade especializada de assistência social que atende jovens e adultos com deficiência, com algum grau de dependência de cuidados e suas famílias.

O Centro Dia possui três ambiências onde são realizadas as atividades coletivas:

1.     Vivências onde são desenvolvidas atividades de autocuidados e comunicação;

2.     Corpo e movimento onde são desenvolvidas atividades de consciência corporal

3.     Arte e expressão onde são trabalhadas atividades artísticas e comunitárias.

 Os usuários do serviço são agrupados considerando as vulnerabilidades e riscos sociais identificados, a necessidade da família e o desejo da pessoa com deficiência e inseridos nas ambiências.

As atividades/oficinas foram planejadas para diminuir e/ou erradicar:

  • O isolamento e a exclusão social tanto do dependente quanto do cuidador;
  • A sobrecarga decorrente da situação de dependência e prestação de cuidados prolongados;
  • A interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa com deficiência ou pessoa idosa, como a ausência de serviços, discriminação, preconceito, violência, negligencia, dentre outros.

Endereço:
Rua dos Timbiras, nº 2072, SL 607/608 • Belo Horizonte • MG
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(31) 32916558